Avô Fernando – A colaborativa “Farmhouse” Portuguese Grape Sour Ale
Avô Fernando foi um valente pescador do Rio Minho e do mar da Ínsua. Patriarca zeloso de uma familia de descendência e ascendência de pescadores com muita tradição na Vila de Caminha, foi também um distinto, elegante e bravo atleta campeão nacional de Remo pelo Sporting Club Caminhense, o maior clube de Remo português.
O sumo das uvas da sua pequena quinta que tanto adorava e cuidava, entrega a esta cerveja a lembrança e homenagem à sua memória por um dos seus netos – @Marco Valadares – o irrequieto dono do famoso Bar Do Ferry em Caminha.
Mosto de uvas de casta Alvarinho e Morangueira da quinta do Avô Fernando em Caminha, frescamente pisado no próprio dia da vindima, é a essência inconfundível desta Portuguese Grape Sour.
De cor rosada e aspeto ligeiramente turvo, o aroma recorda logo o sumo fresco das uvas pisadas. A carbonatação é média e o sabor em boca é frutado e ácido. Sabores de frutos vermelhos predominam principalmente ginja e morango. Uma ligeira adstringência proveniente da casca da uva adicionada á acidez da base Sour da cerveja, balanceiam com a doçura residual do sumo das uvas.
A cerveja pretende recordar as cores, os aromas e sabores do dia das vindimas, trazendo recordações de convívio e saudade de um dia inesquecível. A cerveja “Avô Fernando” nasce de uma colaboração entre a MøM, o Bar Ferry e a Cerveja Vadia.
4 %Alc.