São Nicolau… o Santo do Natal!
Na Idade Média, S. Nicolau foi um dos Santos que recebeu mais veneração na Igreja, sobretudo no norte da Europa, e em países de grandes dimensões, como a Rússia, da qual ele era protector. Aliás, o culto de São Nicolau ainda hoje se mantém, sob a figura do Santa Claus (Sanctus Nicolaus), e ligado basilarmente à Festa do Natal.
Enraizando-se e espalhando-se por todo o ocidente, o culto de São Nicolau entrou em Portugal, e a sua celebração teve lugar sobretudo no centro e norte do país, tendo em Guimarães adquirido fixação especial.
As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas remonta a 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau.
Habitualmente têm o seu início a 29 de novembro e o seu término a 7 de dezembro. Durante estes dias, os estudantes têm várias “atividades” que fazem parte da estrutura da Festa.
Em honra do São Nicolau e de tudo que o mesmo representa, a Cervejaria Vadia desenvolveu uma Doppelbock com infusão de gengibre, canela, noz moscada e anis. Os seus aromas misturam malte e especiarias de Natal, sendo perfeita para acompanhar as noites festivas desta época!
Este Natal pede Vadia São Nicolau!
Poderás encontrar a cerveja Vadia São Nicolau, no nosso pack de madeira especial de Natal aqui!