ICARUS RISING – A nova colaborativa Vadia / MOM / From Mogwai to Gremlin
Nova colaborativa com MOM Brewers e From Mogwai to Gremlin
Após o sucesso da Pumpkin Imperial Oatmeal Stout, lançada em meados de Outubro de 2020, lançamos agora uma nova cerveja, fruto da colaboração da Vadia com a MOM Brewers e da FMTG
A MOM Brewers é o projeto cervejeiro da OG & Associados (entidade organizadora dos principais festivais de cerveja portugueses, nomeadamente ArtbeerFest Caminha e Porto Beer Fest) e tem como objetivo criar oportunidades e estabelecer ligações entre cervejeiras nacionais e estrangeiras.
From Mogwai to Gremlin (FMTG) é uma plataforma/iniciativa liderada por Jaime André Sá, que a partir do Instagram e à imagem da MOM, estreita laços entre a comunidade cervejeira de Portugal e o resto do mundo.
Desvendamos aqui alguns dos “segredos” desta receita, vindos do nosso mestre cervejeiro:
A nova collab com o Jaime e a MØM foi a oportunidade de nos deixar tentar para o lado lupulado da força (a anterior foi para o lado negro da força…).
A Icarus Rising, é uma cerveja de tipo Imperial India Pale Lager, com um DDH (duplo dryhopping) de 6 lúpulos diferentes e com 7,9% de álcool.
Cor é dourada e o amargor moderado-baixo perto dos 35IBU. Os maltes utilizados foram principalmente o malte Pils e alguns especiais para dar a cor dourada. Utilizamos também arroz da Caçarola, para contribuir a um resultado mais refrescante possível no paladar e para lhe dar mais drinkability.“Imperial” porque tem mais de 7,5% de álcool
“India Pale” porque usa lúpulos em grande quantidade (aprox 1kg por 100L!!), tal como uma IPA, e, neste caso, com características frutadas (citrinos, frutos tropicais), como as American IPA.
“Lager” porque usamos leveduras de tipo Lager, que, por suas características de fermentação mais limpa, não vao adicionar os aromas (ésteres) típicos das Ales, permitindo obter assim um resultado final mais fiel aos próprios aromas dos lúpulos.Nos 2 Dryhopping, utilizamos 6 tipos de lúpulos diferentes, aproximadamente nas mesmas proporções:
Cascade Americano
Chinook americano
Enigma australiano
Citra americano
Ella australiano
Cascade das terras de Santa Maria (Maria e Gabriel)A escolha dos lúpulos foi determinada para obter um resultado final que conjugasse 3 tipos de aromas diferentes: o aroma a citrinos (tipo toranja), o aroma a frutos tropicais (tipo Maracuja, manhã e ananás) e o aroma resinoso (tipo pinha de pinheiros).
A cerveja será não filtrada.
Ao nível da imagem, o Jaime (FMTG) trabalhou com uma desenhadora de tatuagens (unholy_cam). A ideia foi representar o voo de Icarus numa perspectiva de glorificação desta “elevação” irracional, sem temer o potencial risco…(esboço abaixo).